Curriculum Vitae

O QUE É UM CURRICULUM VITAE?

O curriculum vitae é um forte cartão de visita que é apresentado pelo candidato a uma entidade aquando de uma resposta a uma candidatura. No fundo, o curriculum vitae é um resumo das aptidões e qualificações académicas e profissionais do candidato. Este documento permite que a entidade que o recebe avalie de forma genérica as aptidões da pessoa.

QUE INFORMAÇÃO DEVE CONSTAR NO CURRICULUM?

Para um curriculum vitae ser bem feito e apresentar o candidato da melhor forma, deve cumprir os seguintes requisitos:

Deve ser escrito a computador numa folha A4 branca. Já não se usa o CV em papel nem devem ser usadas cores ou desenhos;
Existem vários modelos de CV já feitos que pode encontrar facilmente na internet. Estes modelos já têm pré-definidos os campos que deve preencher;
Não deve conter mais do que a informação estritamente necessária. O CV é uma síntese e não um testamento.
Os acontecimentos devem estar ordenados do mais recente para o mais antigo.

CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Um curriculum vitae completo deve ter os seguintes campos:

1. INFORMAÇÃO PESSOAL

Neste campo devem constar os dados pessoais como nome, morada, contactos, Skype, Linkedin, entre outros. Pode optar também por colocar uma fotografia, o que não é obrigatório.

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Indique sempre a sua experiência profissional, começando pela mais recente até à mais antiga. Tente indicar só o que considera mais relevante, de forma organizada. Para quem tenha ainda pouca experiência profissional, pode sempre colocar part-times ou experiências pontuais relevantes.

3. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Cumprindo a lógica do mais recente para os mais antigo, indique neste campo os dados sobre a formação, incluindo os cursos superiores e alguma informação sobre o percurso no ensino secundário. Pode sempre indicar outro tipo de formações como cursos temporários, workshops, entre outros.

4. COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Este é uma área cada vez mais importante, uma vez que, no meio de tantos candidatos, pode fazer a diferença. Aqui poderá indicar, por exemplo:
Línguas que fala;
Competências técnicas;
Competências de comunicação;
Competências informáticas;

Se tens interesse em que o teu CV seja avaliado e corrigido pelos nossos profissionais então regista-te neste site e volta até aqui para fazeres o upload do teu CV, caso já estejas com a tua sessão iniciada então basta seleccionares o teu CV e fazer o upload e dentro de poucos dias receberás um e-mail com o teu CV corrigido.

Templates